13.5.14

Doramas e as novelas brasileiras


Para quem não sabe ou não curte muito cultura oriental dorama (ドラマ) é a definição generalizada do gênero série de televisão oriental, seja ela J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês), pra simplificar, o Dorama é qualquer tipo de programa televisivo gravado com pessoas. Mas eu quero falar especificamente de um tipo de dorama: as novelas.

Assim como no Brasil os orientais adoram novelas, se identificam com as histórias, gostam dos atores, comentam o enredo com os amigos e etc., porém tem muita diferença de cá pra lá, uma das diferenças mais marcantes é a duração, enquanto as novelas brasileira duram até 8 meses (se a audiência estiver muito boa, claro) as novelas orientais duram até 3 meses. Isso porque as emissoras de lá dividem o ano em 4, assim, criou-se um padrão que todas, ou pelo menos a maioria, das emissoras segue, assim, as tramas  de lá são mais ágeis, também não existem tantos personagens secundários, normalmente a novela se desenvolve toda ao redor do núcleo principal de mocinhos.

Uma das diferenças que eu achei mais interessante foi como eles determinam que a novela foi um sucesso, lá se a novela tiver 25% de audiência é igual a sucesso mundial, aqui, se uma novela tem 25% de audiência é porque é um fracasso total. Mas isso se explica com lógica, no Brasil nós temos uma emissora que passa a maioria das novelas, lá é o contrário, muitas emissoras e todas passam novelas, aí já viu né? A audiência se divide, as pessoas costumam escolher as novelas que assistem baseando-se ou na história ou nos atores, esses não se prendem em emissoras, o que faz transitar mais ainda a audiência.


Sabe aquela música da novela que não tem nada a ver com a história, mas que sempre aparece? O típico "sucesso de verão" daqui não existe para os nossos amigos orientais, nas novelas deles só existe a música de abertura e aquela trilha sonora básica das cenas tensas, as musicas de abertura  sempre tem muito a ver com a trama e assim como é aqui, se a novela fica famosa sua trilha sonora também fica.

Depois de pesquisar tudo isso eu fiquei curiosa pra saber mais sobre as pessoas que escrevem esses dramas, quando fui ver tem várias classificações. No Brasil quando a pessoa escreve novela é um dramaturgo e pronto, não há outras classificações, mas lá do outro lado do mundo é diferente, claro, além do dramaturgo, que cria conteúdo para tv, tem os autores de romance, que adaptam a história de livros que fizeram sucesso por lá e por fim tem os autores de anime que também adaptam para live-action.


As novelas orientais são muito diferentes das brasileiras porque o povo oriental é muito diferente do brasileiro, isso se vê claramente nas diferenças de uma novela para a outra, mas no final ambas tem algo em comum, a mocinha fica com o herói e todos vivem felizes para sempre. 





Por: Ingrid Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário