18.11.14

Malhação: A novela sem fim

Olá pessoal,

O tema do post de hoje é super conhecido e já fez parte da vida da maioria. É a famosa “novela sem fim” Malhação.



Com o primeiro capitulo transmitido no dia 24 de abril de 1995, a telenovela veio com o objetivo de abortar situações vividas pelos jovens, como o primeiro amor, gravidez na adolescência, a luta por direitos, etc.
Até agora nada de muito diferente né! Isso faz com que apareça a famosa pergunta: Por que Malhação nunca termina?

Um dos motivos é que ela ainda faz sucesso entre os adolescentes. É natural que nós, que já passamos da juventude,  achemos a novela “sem graça”, porém pra quem vive esse período  se identifica com os sentimentos e  conflitos  vividos pelos personagens. Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para encontrar vários fã-clubes dos atores do “folheteen”.

Malhação também é conhecida por ser uma fábrica de talentos, já que desde do seu lançamento, tem descoberto talentos da dramaturgia brasileira, como Rodrigo Faro, Priscila Fantin, Caio Castro e entre outros.


Ator Sérgio Handjakoff que fez o inesquecível Cabeção
Caio Castro no papel de Bruno, na temporada de 2007
Marjorie Estiano como a roqueira Natasha




















Nos últimos anos, os autores de Malhação estão buscando sair das famosas “fórmulas prontas”, como o mocinho e mocinha que são separados pelos vilões ou pela família por não serem da mesma classe social, entretanto é notável que a história sempre acaba voltando para o clichê. Um exemplo disso que o que aconteceu com o personagem protagonista Dinho, interpretado pelo ator Guilherme Prates, que saiu da novela já que o personagem não foi aceito pelo publico, pois demonstrava uma certa
insensibilidade, que acabou com a amizade de duas amigas sem culpa nenhuma. Além disso o tipo físico do ator não agradava, já que ele era magro, diferente dos tipos físicos sarado dos outros protagonistas. Resultado: o personagem foi substituído por Victor, o clássico mocinho de novelas, que é bonito e não possui conflitos.

À esquerda, Guilherme Prates como Dinho e à direita, Guilherme Leicam como Victor.


Enfim, apesar das suas fórmulas prontas e com temas mais juvenis, todos já fomos marcados por pelo menos uma temporada de Malhação e, com certeza,  todos tem ótimas recordações.

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado e até a próxima. 

Um comentário:

  1. Julia, Pedro, mau mau, cabeção, bar da dona Vilma, o Gigabyte, ogromóvel e tal. Puxa vida, Malhação era boa. Esse meu saudosismo comprova o post hehe.

    ResponderExcluir