30.10.14

Formadores de Opinião



As novelas nem sempre funcionam apenas como forma de entretenimento, elas também assumem o papel de formador de opinião, pois elas são capazes de modificar e interagir com a opinião de diversos grupos sociais. O formador de opinião é um ser influente cujo tem a capacidade de influenciar e mudar a opinião de outras pessoas.

Por exemplo, algum assunto que seja delicado demais para ser discutido, se as novelas passarem a abordar esse tema com frequência, as pessoas começaram a discutir sobre esse assunto também. Porém, essa influência nem sempre vêm sem nenhum propósito, as novelas podem também lançar modas com suas personagens e as pessoas que assistem podem se sentir atraídas a aderir essa moda também.

28.10.14

As novelas e a Teoria do Agendamento

Olá queridos perscrutadores!



 Pra começar, você saberia que eu gosto de comer leite em pó escondido? E se eu dissesse que já comi 3kg em um dia você acreditaria? Provavelmente não, o que não faz mal porque também não é verdade, mas se eu fosse uma mídia com alta credibilidade talvez você acreditasse. Talvez você até falasse sobre o assunto com alguém. E o que define que essa informação é mais importante que qualquer outra que eu poderia ter dado? Exatamente, o meu interesse. Agora vamos ver o que isso tem a ver com qualquer outra coisa.



 Existe uma teoria chamada Teoria do Agendamento que diz que a mídia determina a pauta da opinião pública, ou seja, do que iremos falar essa semana. Isso te lembra alguma coisa? (Beijo gay, tráfico de mulheres, e mais recentemente, serial killers.) Inicialmente dizia-se que a mídia determinava apenas em que pensar e não como pensar. Ora, as Redes de Televisão cansaram de julgar e condenar (ou absorver) casos. E não são só casos policiais quando elas claramente mostram seu apoio a certos políticos e tentam ofuscar outros. (Beijo Luciana Genro)



Cena da Novela Laços de Família
 Mas nas novelas essa influência da mídia é bem mais sutil e por isso mesmo avassaladora. A novela no Brasil dita moda, cria bordões que viram praticamente ditados populares e, principalmente, pauta (ou agenda) nossos assuntos. Quem não lembra da cena em que a Camila raspa a cabeça por causa de um câncer em Laços de Família? E essa você pode não lembrar, mas o jornal da época noticiou vários casos de mulheres que venceram o câncer, e essa discussão se estendeu até, pelo menos, a próxima novela.




 Quanto aos bordões, nem se fala, tá na boca do povo (literalmente). O “tô certo ou tô errado”, “colei chiclete na cruz”, “cada mergulho é um flash”, “é a treva”, “eu sou chique bem”, “é chique de doer”, “Jesus apaga a luz” e outros zilhões de bordões se incorporaram a nossa cultura e hoje fazem parte do nosso vocabulário. E esse é considerado um dos maiores poderes da mídia, porque enquanto ela explora assuntos até se esgotarem também pretere outros. (Olá viaduto que caiu durante a Copa no Brasil)

Então é isso galera, espero que tenham entendido e gostado ;)

25.10.14

Quando É Curiosidade... A Gente Compartilha!


E ai, pessoal? Tudo bem?

Pra você que é muito curioso - que nem eu rs - fiz este post para mostrar várias curiosidades das novelas, achei em um site (deixarei o link no final do post para vocês conferirem) lembrando que algumas, talvez, vocês já possam ter visto em algum lugar, não sei… :x Deduzindo aqui…

Ok, chega de papo. Vamos as curiosidades:

1. Uma pesquisa realizada em 2005 revelou que 2 bilhões de pessoas assistem a novelas em todo o mundo. Ela também constatou que são produzidos quinhentos folhetins por ano. (UHUUUU)

2. A novela "Estúdio Cupido" (Rede Globo, 1976) foi toda em preto e branco. Apenas o último capítulo foi colorido. (ACHEI ISSO UM MÁXIMO, deve ter sido muito legal ver essa mudança, ainda mais no último capítulo! Já quero.)

3.  O romance "Éramos Seis", de Maria José Dupré, já ganhou quatro versões para a TV: em 1958, 1967, 1977 e 1994. (Nossa, quanta versão. Essa deve ter sido um fenômeno)

4. Em "O Amor é Nosso" (Rede Globo, 1981), há uma cena em que Roberto Carlos ensina o jovem Fábio Jr a cantar. (Acho que os fãs devem ter adorado, né? Quem lembra ae?)

5.  Os arquivos da Rede globo têm apenas um dos 596 capítulos de "Redenção" (1966). (Achei misterioso)

23.10.14

Nova identidade do blog




O nosso blog passou por uma transformação, onde criamos uma identidade para ele. Esse post é dedicado a explicar essa nova identidade do blog.

21.10.14

Nosso Elenco

E ai gente?  Bom esse post é uma apresentação rápida de todo mundo que colabora com esse blog.

sim, meu cabelo é rosa mesmo.

" Bom, começando por mim, Eu me chamo Ingrid Santos e sou estudante de publicidade e propaganda e tenho 19 anos. Não me lembro a primeira novela que eu assisti, mas com certeza as que mais marcaram a minha infância eram mexicanas, não rebelde, mas Esmeralda, Maria do Bairro, A Usurpadora... Minha vó era super fã da Thalia e como eu passava muito tempo na casa dela, acabei virando fã também, sem falar que esse se transformou em um grande elo entre nós duas. Depois de grande (nem tanto, ainda sou baixinha), eu comecei a assistir doramas e afins, adoro as novelas daqui, mas as de fora tem um gostinho exótico que eu adoro. Não sei dizer minha novela favorita, mas se tiver um mistério ou assassinato, alguma coisa que tenha que ser desvendada, eu com certeza vou gostar !"

\o/

" Olá, eu sou a Giovanna CastroTenho 20 anos e estudo de Publicidade e Propaganda. Quando criança eu gostava mais de assistir novelas mexicanas infantis do que desenhos animados.Pra falar a verdade, não trocava meu horário de ''carinha de anjo'' e ''chiquititas'' por ''Pokemon'' nenhum. Então, quando soube que um dos assuntos possíveis para o seminário da disciplina de Teoria da Comunicação 2 abordaria novelas, torci para a maioria da minha equipe votar nesse tema. É que novela acaba fazendo parte do nosso cotidiano, até sem percebermos. Gostando ou não de dramaturgia, você vai se surpreender em saber que as novelas podem funcionar como um espelho da sociedade bem mais do que imaginamos. E é partindo desse ponto que queremos investigar, analisar e discutir.
Estudar sobre esse assunto além de está sendo divertido, me fez assistir as novelas de uma maneira mais crítica e atenta. Ah, e se for pra citar a minha favorita, sem dúvidas, é O Cravo e a Rosa. Sou apaixonada pela Comédia romântica de época inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare. "


feliz que a Ingrid usou nossas fotos de perfil

  " Oi gente, tudo bem? Eu sou a Carla, tenho 19 anos e sou estudante de Publicidade e Propaganda. Nunca fui muito fã de novelas, porém lembro de uma novela que me marcou que foi Coração de Estudante, assisti quando passou no Vale a Pena Ver de Novo. Além de ter um bom enredo, eu era apaixonada pela a trilha sonora.
Quando soube que meu tema do trabalho seria sobre Novelas, fiquei um pouco preocupada e ao mesmo tempo animada. Apesar de conhecer pouco, estava curiosa para saber mais desse assunto e adivinha só: curti demais. "


pensativo
"Eu sou Iago Fillipi, tenho 19 anos e sou estudante de Publicidade e Propaganda e de Sistemas e Mídias Digitais. Não sou muito ligado em novelas ou em séries (Sou o cara que assiste a primeira e a última semana de uma novela), na verdade sou muito fã de animes e mangás. Por isso, sou uma “ovelha negra” em minha família que é viciada em novelas. Contudo, posso afirmar que novelas também fizeram partes da minha infância e da minha formação. Quando eu era criança assistia muito Chiquititas, tenho até a coleção completa dos CDs. Entre o meu Top 3 de novelas estão Mulheres Apaixonadas, Senhora do Destino e Passione. Por considerar o estudo de novelas, principalmente as brasileiras, algo relevante, estou participando desse blog, até porque as novelas são um “produto” que é distribuído por todo o país e elas possuem o poder de motivar massas, seja para adotar uma moda ao seu estilo ou para discutir um assunto com a família ou amigos."

também to super feliz, Carlinha!
" Ingrid Freitas, 19 anos, Estudante de Publicidade e Propaganda.
Muito nostálgica e que adora cantar(mesmo sem saber muito bem ). Tento levar uma vida bem leve, vivendo um dia de cada vez e sempre com um sorriso no rosto.
Sempre gostei de novelas, acho
que foi por isso que me identifiquei tanto com o tema.

Como todos, tive algumas novelas que me marcaram, principalmente as mexicanas. Não perdia um capitulo de Cumplices de um resgate e é claro Rebelde(Sim, fui da geração RBD e sei cantar todas as músicas até hoje). "










 ainda bem que to linda em todas as fotos:*

" E aí galera? Me chamo Lana Marília, tenha 21 anos e curso Publicidade e Propaganda. Eu sempre fui meio "do contra" então não gostava de assistir as novelas que eram "modinha" na época, tipo Rebelde, então eu esperava as reprises ou assistia mas não comentava, haha. No entanto, não vejo como fugir das novelas no Brasil por isso quando surgiu a temática fiquei ansiosa por fazer esse trabalho que lida (na minha opinião), acima de tudo, com o cotidiano brasileiro ligado a ditadura midiática.  Ah, minha novela favorita é Cordel Encantado. Quem não sonha em descobrir que na verdade não é pobre e não precisa mais do FIES não é verdade?  "







Então pessoal, é isso aí! Agora que vocês conhecem a gente é mais um motivo para acompanhar ainda mais o nosso querido blog ! Até a próxima. o/