28.10.14

As novelas e a Teoria do Agendamento

Olá queridos perscrutadores!



 Pra começar, você saberia que eu gosto de comer leite em pó escondido? E se eu dissesse que já comi 3kg em um dia você acreditaria? Provavelmente não, o que não faz mal porque também não é verdade, mas se eu fosse uma mídia com alta credibilidade talvez você acreditasse. Talvez você até falasse sobre o assunto com alguém. E o que define que essa informação é mais importante que qualquer outra que eu poderia ter dado? Exatamente, o meu interesse. Agora vamos ver o que isso tem a ver com qualquer outra coisa.



 Existe uma teoria chamada Teoria do Agendamento que diz que a mídia determina a pauta da opinião pública, ou seja, do que iremos falar essa semana. Isso te lembra alguma coisa? (Beijo gay, tráfico de mulheres, e mais recentemente, serial killers.) Inicialmente dizia-se que a mídia determinava apenas em que pensar e não como pensar. Ora, as Redes de Televisão cansaram de julgar e condenar (ou absorver) casos. E não são só casos policiais quando elas claramente mostram seu apoio a certos políticos e tentam ofuscar outros. (Beijo Luciana Genro)



Cena da Novela Laços de Família
 Mas nas novelas essa influência da mídia é bem mais sutil e por isso mesmo avassaladora. A novela no Brasil dita moda, cria bordões que viram praticamente ditados populares e, principalmente, pauta (ou agenda) nossos assuntos. Quem não lembra da cena em que a Camila raspa a cabeça por causa de um câncer em Laços de Família? E essa você pode não lembrar, mas o jornal da época noticiou vários casos de mulheres que venceram o câncer, e essa discussão se estendeu até, pelo menos, a próxima novela.




 Quanto aos bordões, nem se fala, tá na boca do povo (literalmente). O “tô certo ou tô errado”, “colei chiclete na cruz”, “cada mergulho é um flash”, “é a treva”, “eu sou chique bem”, “é chique de doer”, “Jesus apaga a luz” e outros zilhões de bordões se incorporaram a nossa cultura e hoje fazem parte do nosso vocabulário. E esse é considerado um dos maiores poderes da mídia, porque enquanto ela explora assuntos até se esgotarem também pretere outros. (Olá viaduto que caiu durante a Copa no Brasil)

Então é isso galera, espero que tenham entendido e gostado ;)

4 comentários:

  1. Na novela atual, Império, tem alguns agendamentos que podemos perceber, aliás, quase todos os personagens têm uma proposta para ser debatida na sociedade. Ótimo texto ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog! Parabéns pelas pesquisas e pelos textos! Continuem com os posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Taciana! E fica de olho, que tem sempre coisa nova sobre esse assunto ;)

      Excluir