18.12.14

Retrospectiva 2014!


Olá pessoas! Como estamos entrando em época de fim de ano, está mais do que na hora de rever tudo o que aconteceu. Por isso, este post será especial, farei uma pequena retrospectiva do blog para vocês, afinal, só temos a comemorar, não é?

Com 36 (contando com essa) postagens, conseguimos 2506 visualizações no nosso blog, no total AE. Sem falar que, isso tudo, foi por conta do nosso seminário da cadeira de Teoria da Comunicação II.

Enfim, vamos as postagens mais visualizados do blog, porque realmente vale a pena ver tudo de novo, né?

1.     Fórmulas - Já vi essa história e já sei como termina.
Que rufem os tabores: Quem já viu ai? Ficou em primeiro lugar, ein?
Post feito pela a Giovanna falando sobre as repetições nas novelas, muitas vezes a mesma abordagem de tema, só o que muda são os personagens, de fato. O mais legal é que ela citou muitas novelas que fizeram isso, pra ver (mais uma vez) pode clicar aqui.

E aí, surpreso? Você não já tinha visto isso antes?


2.     Espiral do Silêncio
Segundo lugar disputado!!
Esse assunto, vimos tanto em sala de aula que sabemos, se duvidar, de trás pra frente hehe. Espiral do Silêncio, feito pela Lana, fala sobre como as pessoas tem tendência a sempre acompanhar a opinião da maioria, por medo de serem excluídas ou por sofrer bullying hehe enfim, muitas vezes medo de ter uma opinião diferente.

Além desse assunto ser muito teórico, a Lana agregou valor rs ao post colocando vários exemplos disso, confira aqui.


3.           Quando É Curiosidade... A Gente Compartilha!
Quem não adora uma curiosidade, né?
Post bem curioso e engraçado, pelas curiosidades, feito pela Carla (euuuu) hehe. Neste, eu falo de algumas curiosidades que existem em novelas e nunca ficamos sabendo, e quando a gente sabe, a gente espalha, né? Além de conferir o post no blog, você pode conferir o link do site aqui.


4.     Censurou e você nem percebeu.
E mais uma vez...
Gente,  estou em todas the zueira never ends hehe. Feito por mim, eu conto um pouquinho sobre a censura nas novelas, por que e como eles fazem isso? É todo um processo que a gente nem imagina, você pode ir conferir aqui

Ainda, cito algumas novelas que saíram do ar por causa da baixa audiência (:/) ou porque o tema não era permitido na época. Pesquisar sobre esse assunto foi bem interessante, conferi lá, vai :).


5.     As novelas e a Teoria do Agendamento
Último mais não menos importante, claro.
Lana fez um post muito massa sobre a Teoria do Agendamento, que é quando a mídia põe uma pauta para gerar uma repercussão babadoooo hehehe. Ela vai falar até dos bordões... Tô certo ou tô errado? Você pode conferir esse post muito legal aqui.


Esses foram os nossos top 5 posts mais visualizados do blog. Curtiram?

Calma… Claro que tem posts que merece grande reconhecimento como a identidade do blog.
Neste post, que foi um dos nossos primeiros aqui no blog, Iago nos apresenta a nova marca do blog feita por ele viu? ARRASOU, ele fala como chegou até o fim, explicando os elementos que estão nela e as referências que usou para isso. Agradeça a ele por deixar o nosso blog visualmente bonito.

Também, temos posts com o olhar crítico da Ingrid (Santos), falando sobre a identidade negra e claro, relacionando com as novelas, confira aqui. A Ingrid explica como a representação negra nas telinhas, é  um tema super interessante e polêmico, né? Muito bom para ser debatido. 

E para finalizar, um post nostálgico para muitos de nós e novidade para que estão entrando na fase de Malhação, pois é…Este post (feita pela Freitas. Ingrid Freitas rs) foi um dos que teve, também, grande visualização no nosso blog, ela diz desde quando começo e a grande pergunta Por que Malhação nunca termina? Se ficou curioso, dê uma olhada lá :) super recomendo.

Aliás recomendo todo o blog, serve? HAHA Queria agradecer, em nome do nosso elenco, todos que visualizam, comentam, curtem e compartilham nossas postagens, muito legal a gente poder discutir de um assunto que é muito amplo, tem vários caminhos, isso é bom. O MQMC (viu? Até sigla tem…) vai descansar, por enquanto. Vamos recarregar as energias para no dia 6 de Janeiro a gente voltar com muitas, sério muitas, novidades para vocês. Então até lá, não morram de saudades, tá? heheh Mas curtam a família e os amigos nesse fim de ano.

O MQMC deseja a todos que nos acompanham um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo. VALEU GALERA, ATÉ 2015 o/

     

16.12.14

Datas Comemorativas em Novelas

Eae galera! Como estão? Espero que de férias e em clima das festas :3. O que eu acho que faz a maioria das pessoas perceberem que realmente já está no período das festas do fim de ano são as decorações nas ruas e também nas novelas (para quem acompanha), não é? As novelas normalmente acompanham o período do ano em que estão inseridas (até mesmo as novelas de época), ou seja, elas retratam Natal, Ano Novo e algumas até mesmo o Carnaval, caso elas estejam sendo transmitidas no período de cada uma da respectiva festa.
No período natalino, por exemplo, surgem árvores de natal na casa dos personagens e, também, decorações pela cidade.

Ceia natalina na novela Amor à Vida (2013)
Réveillon na novela Viver a Vida (2009/2010)
Carnaval na novela Felicidade (1992)

Bem, os autores normalmente não gostam de ter novelas nesses períodos, principalmente o do fim de ano, porque a audiência tende a cair, até porque muita gente está festejando ou viajando com familiares e amigos. Por isso, os dias das festas do fim de ano são consideradas as datas cruciais para os autores e para a emissora. Por outro lado, outro motivo da queda de audiência vem do fato de que os capítulos de Natal ou de Ano Novo tendem a não apresentar pontos cruciais da história. Esses episódios normalmente mostram apenas os personagens festejando as datas.

Contudo, o motivo para esses episódios não terem grande relevância é que, caso fossem apresentados pontos importantes da história, telespectadores assíduos poderiam reagir negativamente.
Quem não ficaria chateado se no dia 24 ou 31 de dezembro, à noite, o principal ponto da história de seu programa favorito (que só passa na TV) tivesse um grande desenvolvimento? Pelo menos muitas TVs tem a opção de gravar aquele episódio que você não vai poder ver por causa de algo maior. \o/

Mariana Ximenes e Murilo Benício em cena de
Carnaval na novela Chocolate com Pimenta (2004)
Natal na novela Viver a Vida (2009)

Patricia Bieging em um artigo fala sobre três pontos que são visados para maior envolvimento do público com a novela. Esses pontos são: Interação, imersão e participação. A Imersão, que acontece quando somos “transportados” para outros mundos sem sair do lugar, é o ponto valorizado no momento em que as novelas acompanham as datas comemorativas, pois isso proporciona identificação com o público. A identificação facilita a imersão.

Ary Fontoura e Tony Ramos na novela
Bebê a Bordo (1988)

Caso queiram relembrar algumas festas de Réveillon em novela deem uma checada nesse link:

Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos vocês! :)

11.12.14

Chama o substituto.

E ai galera? Como tá as férias ?  Nada de AF hein?
Então, como vocês já sabem a Marjore Estiano vai substituir a Drica Moraes pois a última teve problemas de saúde, muita gente criticouachou surreal, disseram que não tinha uma cirurgia que fizesse isso acontecer, contudo dadas as circunstâncias o autor se desdobrou (o bixim ficou duas semanas sem dormir direito pra rescrever o roteiro) para fazer essa troca inusitada acontecer.

Àqueles que falaram ser surreal eu digo, novela é uma obra de ficção, não tem nenhum compromisso com a realidade, tá?

Sem falar que isso aconteceu muitas outras vezes na nossa telinha, por exemplo, no início da novela “Transas e Caretas” (1984), a personagem de Eva Wilma (a atriz foi envelhecida com maquiagem para viver uma senhorinha), fez uma plástica e reapareceu vinte anos mais nova, ou seja com a idade que a atriz tinha na época, nesse caso, não foi uma mudança drástica, já estava programado na novela.
Em 1968 tivemos duas trocas polêmicas, na novela "Passo dos Ventos" o ator Mario Lago foi preso por motivos políticos, como seu personagem era muito importante na trama então o próprio diretor, Régis Cardoso, o substituiu, detalhe, Régis só aparecia de costas. Já na novela "A Gata de Vison" o ator que vivia o mocinho o Tarcísio Meira estava insatisfeito com os rumos do seu personagem, acontece que a autora se apaixonou pelo vilão e esqueceu de dar destaque pro mocinho , chateado com isso Tarcísio disse: "Ou grava a minha morte essa semana, ou meu personagem pega o próximo trem e não volta!", seu pedido foi uma ordem pra autora, o capítulo terminou com Tarcísio entrando num trem e, no capítulo seguinte, é o ator Milton Rodrigues quem está em seu lugar, vivendo o mesmo personagem! (Essa Magadan é zuera, viu?)


Já em 1972 tivemos uma tragédia, quando o ator Sérgio Cardoso faleceu no meio da novela "O Primeiro Amor", em que era protagonista, então foi feita uma belíssima homenagem no momento em que o ator seria substituído pelo ator Leonardo Vilar, parou-se a novela e todo o elenco se reuniu no estúdio enquanto o ator Paulo José lia um texto explicando o acontecido e relembrando a trajetória do ator, então Leonardo é recebido recomeçando a última cena feita por Sérgio.
Mais recentemente, na novela "O Clone", quando a atriz Débora Falabella ficou doente foi substituída por sua irmã, Cynthia Falabella também é atriz e é muito parecida com a irmã, essa substituição foi por poucos capítulos, poucas pessoas repararam na mudança.


Mas se você acha que isso só acontece no Brasil está redondamente enganado. Por exemplo, durante a gravação da novela infantil "Carinha de Anjo" (amava essa novela ) em 2000, a atriz e cantora de tango Libertad Lamarque, que interpretava a madre superiora, veio a falecer, enquanto gravava cenas da novela a atriz começou a sentir fortes dores, o que não a impediu de terminar as cenas correspondentes àquele dia, só então se dirigiu ao hospital. A atriz foi substituída por Silvia Pinal.

Em outra novela infantil, "Cúmplices de um Resgate", em 2002, houve uma troca controversa, a atriz Belinda foi substituída quase no final da novela por pasmem Daniela Luján, os motivos alegados foram que Belinda saíra pois já tinha outros compromissos agendados, inclusive compromissos escolares, mas por debaixo dos panos dizem que foi porque os pais dela pediram mais dinheiro. Me lembro dessa troca e me lembro como fiquei chateada, porque eu era fã da Belinda.


O melhor eu deixo pro final, na novela " Hasta el Fín del Mundo", o ator e cantor Pedro Fernández, que interpreta o protagonista Salvador, estava passando por problemas pessoais e avisou que não poderia mais participar da trama, então foi dormir e sonhar com a sua amada, enquanto sonhava que a beijava foi substituído pelo ator David Zepeda, quando ele acordou, já era outra pessoa.

Enfim,além desses casos houve muitos outros, o que só prova que as novelas são obras abertas e que fatores externos, seja a aceitação do público seja problema com os atores, podem mudar muita coisa e cabe a cada autor saber como lidar com essas situações.

4.12.14

O poder do Merchandising

Olá galeria, 
O tema de hoje é bastante comum na vida de todos que assistem novelas: Merchandising.

Comprar um carro, ir ao supermercado, limpar a casa são tarefas que fazem parte do cotidiano de todos, porém cada vez mais tem feito parte também do dia-a-dia das novelas brasileiras. Isso ocorre por causa do Merchandising. 

Mas afinal de contas, O QUE É MERCHANDISING?

É toda citação ou aparição de uma determinada marca de produto ou serviço de maneira explícita ou implícita.

No vídeo abaixo segue um exemplo de merchan da marca da C&A.


                                                    
Vídeo também disponível nesse link: 

O merchandising dentro das novelas, principalmente as globais, é muito poderoso. Ele tem impacto muito maior sobre os telespectadores do que os comerciais, pois são os personagens que conquistam a atenção e despertam o desejo do público por determinado produto ou serviço.

                                                   


                                                   





Essa prática é bem lucrativa para as emissoras de TV, autores e atores, visto que um merchan no horário nobre da rede Globo, por exemplo, não saí por menos de R$500 mil.

Os merchandising inseridos em programas infantis segue uma regulamentação mais rígida, pois esse público não tem discernimento para diferenciar conteúdo de propaganda, fazendo que sejam influenciáveis mais facilmente. Um exemplo disso é o que ocorreu com o são que foi alvo de uma investigação em que o PROCON-SP entrou com um processo administrativo no valor de R$ 6 milhões por ter incluído um merchan de uma marca de chocolate e de um sabonete no folhetim infantil "Carrossel".