4.12.14

O poder do Merchandising

Olá galeria, 
O tema de hoje é bastante comum na vida de todos que assistem novelas: Merchandising.

Comprar um carro, ir ao supermercado, limpar a casa são tarefas que fazem parte do cotidiano de todos, porém cada vez mais tem feito parte também do dia-a-dia das novelas brasileiras. Isso ocorre por causa do Merchandising. 

Mas afinal de contas, O QUE É MERCHANDISING?

É toda citação ou aparição de uma determinada marca de produto ou serviço de maneira explícita ou implícita.

No vídeo abaixo segue um exemplo de merchan da marca da C&A.


                                                    
Vídeo também disponível nesse link: 

O merchandising dentro das novelas, principalmente as globais, é muito poderoso. Ele tem impacto muito maior sobre os telespectadores do que os comerciais, pois são os personagens que conquistam a atenção e despertam o desejo do público por determinado produto ou serviço.

                                                   


                                                   





Essa prática é bem lucrativa para as emissoras de TV, autores e atores, visto que um merchan no horário nobre da rede Globo, por exemplo, não saí por menos de R$500 mil.

Os merchandising inseridos em programas infantis segue uma regulamentação mais rígida, pois esse público não tem discernimento para diferenciar conteúdo de propaganda, fazendo que sejam influenciáveis mais facilmente. Um exemplo disso é o que ocorreu com o são que foi alvo de uma investigação em que o PROCON-SP entrou com um processo administrativo no valor de R$ 6 milhões por ter incluído um merchan de uma marca de chocolate e de um sabonete no folhetim infantil "Carrossel".

Um comentário:

  1. Nesse semestre fiz um trabalho sobre o bombardeamento das publicidades que sofremos todos os dias. Nós desenvolvemos um vídeo que fazia um merchandising enquanto falava fazia um teste sobre a efetividade das propagandas. o "Merchan" começou no cinema e se tornou uma alternativa bastante rentável pois era bem mais barato e mais efetivo que os outros tipos de veiculações.
    Parabéns pelo post, esse é um ótimo tema.

    Seguem links sobre cases de merchan e o nosso vídeo.
    http://eissomesmoproducao.com.br/o-merchandising-cinema/
    http://youtu.be/jHpHjKBBk7k

    ResponderExcluir